05
Nov 13

'É mais uma campanha solidária feita através da recolha de tampinhas de plástico. O Diogo tem 9 anos, reside em Abação e frequenta a Escola EB 1 de Soutelo, em Pinheiro. Por causa de uma doença muscular que condiciona a sua mobilidade, o menino precisa de uma cadeira de rodas eléctrica para ter mais autonomia. 

 

“É um menino normal, que tem bom desempenho escolar, mas não consegue movimentar-se por causa da doença muscular que afecta todo o seu corpo”, explica o pai, acrescentando que com o crescimento da criança tem sido acompanhado com o agravamento da patologia. O Diogo está a ser acompanhado por uma equipa de especialistas do Hospital de Santo António, no Porto, sendo pela raridade “um caso único” em Portugal.
Bernardino Machado conta que o filho não é capaz de andar sozinho, nem de subir escadas, não conseguindo levantar-se se cair. Por isso, impôs-se à família a necessidade de adquirir uma cadeira de rodas. “Estamos a recolher as tampinhas com o propósito de angariar fundos para esse fim”, realça o pai, indicando que “não possui meios financeiros para um investimento tão avultado”. 
No sentido de ter melhor qualidade de vida, o Diogo precisa de uma cadeira de rodas eléctrica e de uma cama articulada. Para tal, a campanha de recolha de tampinhas de plástico pretende angariar 15 toneladas desse material reciclável. 
Apesar de ser um menino diferente das restantes crianças, Diogo é inteligente e aplica-se na aprendizagem, conseguindo obter bons resultados. “Ele padece de uma doença rara, em resultado de uma mutação de genes e tem uma conjugação de três doenças raras”, sustentou, indicando que a comunidade médica já identificou um caso semelhante em Inglaterra. Por causa da sua dependência, a mãe apenas pode trabalhar em part-time, contando com a ajuda dos professores e dos funcionários da escola onde o Diogo é acompanhado com um carinho especial. 
“Vamos continuar a encher esta escola de amor com tampinhas de qualquer cor” é o lema da Escola EB 1 de Soutelo, em Pinheiro, um dos muitos locais, onde podem ser entregues as tampinhas. Os donativos podem tambem ser entregues na sede do Agrupamento das Escolas de Abação.'

publicado por freguesiadealdao às 14:32

Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura
Comunicados e Informações
Horário de Missas
Sábado ás 19 horas|| Domingo ás 9 horas|| Primeira sexta de cada mês ás 17 horas.|| Restantes dias só com aviso prévio.

Vimagua
GRC Aldão